top of page

Sistema Clínica
de Embocadura do Brasil - SCEB

Por Sylas Xavier.

Sylas Xavier como ficou conhecido pelo mundo todo, nasceu em 08 de Janeiro de 1963, em Botafogo/Rio de Janeiro. Seus pais costumavam ouvir o que havia de melhor no Jazz da época, e o estudo da música fazia parte do dia a dia dos filhos, juntamente com o tio e maestro Élzio de Carvalho.

Seu primeiro contato com o instrumento de sopro Trompete, se deu aos 23 anos, assistindo um show instrumental, quando conheceu um trompetista e se encantou pelo som do instrumento.

Hoje, Sylas tem o objetivo de formar músicos capazes de atingir os níveis mais altos da excelência musical, empenhando menos força física, utilizando a técnica Super-Chops.

cert.jpeg

Diferença entre Super-chops e o Sistema clinica de embocadura do Brasil

Certificado de Capacidade Técnica

Foto Sylas.jpg

Quem é Sylas Xavier?

10

Morou 10 anos no exterior

2900

Tem aproximadamente 2900 alunos espalhados pelo mundo 

Formando os melhores músicos por onde passa, seja no virtual ou presencialmente.

Nascido no Rio de Janeiro, iniciou os estudos de trompete aos 23 anos com o maestro Nilton Rodrigues, arranjador e trompetista de artistas renomados como Elba Ramalho, Gal Costa, Elis Regina (atualmente trompetista do Zeca Pagodinho).

Cada vez mais Envolvido no mundo do trompete, buscou melhorar seu desempenho estudando com professor Aldemiro de Oliveira Melo, especialista em respiração.

Tocando com bandas de baile e orquestras cariocas, foi aprimorando sua técnica mas nunca totalmente satisfeito com o seu resultado.

Aos 26 anos mudou-se para a Europa, fazendo de Portugal e Ilha da Madeira sua base. Tocou em Cassinos, Hotéis renomados e sempre buscando esse algo mais ouviu falar do método desenvolvido pelo professor Jerome Callet, nos Estados Unidos.

Aos 37 anos fez a opção de arriscar e viajou para Nova York para conhecer a técnica Super Chops.

Foram dois anos de estudos com o mestre Callet, sendo três meses presencial e intensivo e o restante do período realizados a distância, o que lhe rendeu o credenciamento e a certificação para ministrar a técnica, sendo um dos quatro no mundo.

De volta ao Brasil após um período de 10 anos fora, resolveu, tal qual seu mestre, dar aulas da técnica que tão bem aprendeu.

Mas como sempre um inconformado, o professor Sylas Xavier não parou por aí.

Observando as dificuldades dos instrumentistas de sopro resolveu aprofundar-se nessas questões específicas de seus alunos. Solucionar os diversos problemas que surgiam e criar um método que aliasse a questão respiratória aprendida com o professor Aldemiro de Oliveira Melo ao método de Callet de fortalecimento da embocadura.

A partir dessa análise individual criou exercícios específicos para cada problema

que surgia, realizando assim uma verdadeira evolução na técnica original, criando assim o seu sistema – SCEB – Sistema Clinica de Embocadura do Brasil.

Nos últimos 16 anos, soma aproximadamente 2900 alunos espalhados pelo mundo:

Brasil, Itália, Japão, Venezuela, Bolívia, Argentina, França, Dinamarca, Estônia,

Holanda, Espanha, Afeganistão, Israel, Bélgica, Rússia, Uruguai, Portugal, Estados

Unidos, Canadá, Costa Rica e México que hoje tocam seus instrumentos com elevado

grau de excelência sem esforço físico.

O professor Sylas Xavier atua ministrando Cursos e Workshops pelo Brasil para diversos

Órgãos e Instituições (públicas e privadas) como a Orquestra de Teutônia e a Banda da

Polícia Militar do Estado e Rondônia.

Sua missão é levar a facilidade em tocar instrumentos de sopro, sanando dificuldades

existentes e assim elevando a autoestima dos músicos.

Certificados do professor
Sylas

bottom of page